Manifesto

A Standard’s & People, Pá! (SPPá!) é uma associação virtual que agrega no seu seio um grupo de pessoas que pretendem dar o seu contributo para um futuro melhor para Portugal. Entre agências de rating, instituições internacionais e governos incapazes, vivemos um dos períodos mais negros da história recente. As dificuldades actuais exigem um esforço cada vez maior de todos nós. Não é altura de assobiar para o lado e esperar pacientemente por melhores dias. O país precisa de ideias novas, de novas formas de organização e principalmente de esperança e de vontade para ultrapassar os desafios.

Neste contexto, a juventude possui características únicas que podem ser de especial relevância. A irreverência permite colocar em causa verdades absolutas. A inexperiência permite estar limpo de vícios e de jogos de interesses. O idealismo confere uma capacidade de ambicionar ir mais além do óbvio. Ao longo da história da humanidade, grande feitos e grandes avanços civilizacionais surgiram precisamente em épocas difíceis onde alguns ousaram sonhar. Como referiu Luther King “mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização.”

A SPPá! é uma mistura destes ingredientes. Pretende contestar com propostas alternativas e criticar com postura construtiva e combativa. Mas nunca será apenas um grupo de contestação. Tem uma agenda de poder porque ousa tomar o poder pelas ideias e pela ética. Ousa também aproximar a política aos cidadãos e à cidadania. Não cerra fileiras em torno de nenhum partido, não tem nenhuma agenda oculta de defender ou atacar quem quer que seja. É uma associação de homens e mulheres livres. Livres de tomar as suas posições sem fanatismos partidários nem outros interesses que não sejam o bem comum.

A SPPá! surge num contexto de revolta. Revolta com a mediocridade da classe política portuguesa. De tristeza com a falta de visão estratégica para o futuro.  A SPPá! acredita na política dos homens bons, daqueles que servem em vez de se servirem, daqueles que trabalham para o bem comum e não para os interesses individuais ou de certos grupos. O caminho a seguir tem de ser o governo do povo, pelo povo e para o povo.

A SPPá! defende o mérito em oposição ao compadrio e clientelismo. Defende os direitos e as liberdades individuais. Defende a dignidade humana como valor inalienável de qualquer sociedade decente. Rompe preconceitos, quebra barreiras e estabelece pontes. Critica o sectarismo e a partidarite aguda. Não tem receio de afrontar o politicamente correcto e de indicar novos caminhos. Não se conforma com a História que nos querem oferecer como absoluta, com o caminho que nos impingem como único.

Nesta hora difícil para todos não há espaço para neutralidades. Não há lugar para o comodismo nem para a indiferença. O futuro tem de ser para agora.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: