17 de Abril de 1969

17 Abr

Foi a 17 de Abril de 1969 que a Universidade de Coimbra decidiu inaugurar o edifício das Matemáticas. O que seria apenas uma sessão solene com a visita do Presidente da República e de algumas das mais altas personalidades do Estado Novo logo se transformou num dos momentos mais marcantes da contestação ao fascismo e servou de rastilho para a chamada Crise Académica de 69.

A história é conhecida de muitos. O clima nas Universidades e em especial na Universidade de Coimbra estava efervescente. A crise de 62 tinha lançado o mote para a contestação. O Maio de 68 em França, a Primavera de Praga e as restantes mobilizações, nesse ano que abalou a história do séc. XX, inspiraram toda uma geração. A nível local, as Repúblicas – organizadas em torno do Conselho de Repúblicas – tinham vencido a batalha para as eleições da Associação Académica de Coimbra e mostravam grande capacidade de mobilização.

A faísca aconteceu quando Alberto Martins, então presidente da AAC, pede a palavra em nome dos estudantes. O receio de que algo pudesse acontecer foi tal que a palavra lhe foi negada. Falou o Ministro das Obras Públicas e logo toda a comitiva saiu de rompante da sala. Os estudantes tomaram então o edifício e o discurso inflamou-se. Nessa mesma noite a Direcção Geral da AAC foi toda detida pela PIDE. Seguiram-se meses de forte contestação, de greve aos exames, de inflamadas Assembleias Magnas e de inúmeras iniciativas locais. Coimbra esteve a ferro e fogo como nunca se tinha visto e o regime tremeu. Os principais dirigentes acabaram por ser enviados para África e foi também por aí que muita da politização das Forças Armadas se fez e que veio a contribuir para o 25 de Abril uns anos mais tarde.

Numa época de enormes desafios, onde muitas vezes se perde a noção do poder que as pessoas podem ter, nunca é demais lembrar que ao longo da nossa história sempre foram nos momentos de maiores dificuldades que surgiram as grandes mudanças.

Fica aqui um documentário para quem tiver curiosidade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: