Tops Musicais!

10 Mar

Pelo final de cada ano, deparamo-nos com a maçadora experiência da eleição dos melhores temas do ano. Nunca acreditei nessa coisa do melhor ou da melhor. Não gosto da ideia do melhor amigo ou da melhor amiga. Há coisas que simplesmente não existem. Não existe o melhor filme dado que isso implica comparar o incomparável. Existem filmes que são muito bons, apenas e só e por aí adiante. Contudo, precisamos de categorizações para viver.
Isto para dizer que não acredito em Tops Musicais, como tenho a convicção de que a selecção dos melhores temas é descabida se realizada em cima do acontecimento. Significa isto que deve deixar-se que exista uma maturação, algum distanciamento. Isto é dizer, também, que as categorias existentes já não fazem sentido, não sabemos onde começa o Rock e termina o Jazz. Contudo, sempre precisamos de umas quantas “caixas” onde encaixar as ideias, umas tipificações que permitam pôr ordem no caos.
Nesse sentido, acho que devem ser redesenhadas as categorias. Para quê procurar o melhor álbum de Soul ou Rythm and Blues se se pode pensar simplesmente no melhor “groove”? Bem mais fácil de promover uma selecção, sem correr-se o risco de, por exemplo, classificar como Pop algo que é tudo menos Pop, mas tem de ser encaixado em tal caixa porque é a menos má das soluções? Escreve isto quem percebe quase nada de música, mas se dá ao luxo de discordar. Não é, todavia, só dizer mal: uma solução é apresentada. Nesse sentido, segue aqui uma sugestão para a categoria de (plural!) melhores álbuns de 2008: .

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: