Formação Profissional

28 Jan

Agora sim, compreendo a preocupação do Ministro Crato com a educação da petizada! O que formação de qualidade pode fazer por alguém: atentem nas diferenças e não venham para cá com o argumento idade… Impressionante!

De qualquer forma, parece que nesta ponta ocidental da Europa não haverá grande espaço para cantorias ou aulas de música, no jargão tecnocrático diz-se que isso são competências não fundamentais. Convenhamos que está muito bem, afinal quem prosseguir estudos até ao superior poderá sempre ingressar numa tuna a preceito, podendo até encetar uma carreira como instrumentista.

No futuro, a coisa na nossa escola será mais na roda dos números e do português, o que também está muito bem. Onde já se viu não perceber tarifários ou não se compreender os diálogos das novelas? Eu próprio anseio por encontrar ofertas de emprego em que se peça aos nativos um correto domínio da língua-mãe, é preciso que comece a ser estimulado o controlo de qualidade e se pague mais pelos extras. De outra forma, é preciso pôr o mercado a funcionar: havendo pouca oferta para a procura existente, aumenta o valor.

Espero, todavia, que se recuperem os demais saberes fundamentais, que incluem os nomes dos rios, dos caminhos-de-ferro (tem de ser tudo, os em funcionamento, os desactivados, os que viraram ciclovias…), acrescentando-se naturalmente e à luz da nossa modernidade uma actualização essencial nos programas que passa pela memorização de todas as auto-estradas (SCUT’s incluídas!) e vias-rápidas… Ah, e parques eólicos, já agora!

Espero, também, que se retome a aposta na formação vocacional, sobretudo no feminino, uma vez que é notório um claro desinvestimento nos saberes tradicionais… Toca, por isso, a recuperar aqueles manuais deliciosos do tempo do Estado Novo, que não implicarão substituição numa razão anual, algo que os pais agradecem!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: