Mais escuro, mais lento, mais fraco

18 Jan

Não é a antítese do ideal olímpico (‘Mais rápido, mais longe (ou mais alto), mais forte’) mas sim a nossa realidade portuguesa para 2012.

Mais escuro

Poupamos na luz e acendemos cada vez menos os candeeiros em casa. Vemos televisão e é essa a única luz na divisão (e isso faz mal aos olhos, já diziam os nossos avós e pais). Não tivemos luzes de Natal e a magia não foi a mesma. Ponderamos apagar a iluminação pública mais cedo (ou acendê-la mais tarde), na senda da poupança.

Mais lento

Andamos mais devagar na estrada (o chamado ‘pisar ovos’) para tentar esticar o combustível ao máximo. A gasolina e o gasóleo estão caros, já se sabe, e provavelmente vão chegar aos dois euros por litro antes do final do ano. Equaciamos (ou equacionámos) que o metro em Lisboa andasse mais lentamente para poupar energia. Procuramos as estradas secundárias, necessariamente mais perigosas mas também menos velozes, para fugir às portagens (como é possível a Ponte 25 de Abril ter aumentado 10 cêntimos, para 1,55 euros?!)

Mais fraco

Sendo mais escuros e mais lentos, com o objectivo de pouparmos mais para sermos mais fortes, o resultado é sermos ‘sucata’ (nome menos agressivo que ‘lixo’), o prémio que as nossas mui estimadas agências de rating resolveram oferecer na semana passada, juntamente com outras iguarias do mesmo requinte aos nossos parceiros europeus. E com o amén de Mercozy.

Daí isto não ser surpreendente:

No entanto, e para combater esta Idade Média a que regressamos paulatinamente, é preferível ter antes isto:

PS: Já foram votar, e bem, em

?

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: