One down… 49 to go!

4 Jan

Começou a corrida mais louca do mundo. Pelo menos oficialmente, porque já estava na estrada há vários meses. Mas desta vez não são carros mas sim candidatos. Mitt Romney, Rick Santorum, Ron Paul, Newt Gingrich, Rick Perry e Michele Bachmann foram os seis que se apresentaram no subir do pano no caucus do Iowa, com a intenção de em Novembro desafiarem nas urnas o Presidente Obama.

Depois de muitos candidatos-que-não-o-chegaram-a-ser, com grande destaque mediático para a ‘rainha de copas’ Sarah Palin, o Partido Republicano tenta encontrar a solução milagrosa para despejar Barack e o Partido Democrata da Casa Branca. Isto depois dos resultados encorajadores das eleições do ano passado, com um regresso em alta dos republicanos, muito ajudados pelos ultra-conservadores do Tea Party.

Ontem, no Iowa, na primeira das 50 primárias que vão decidir quem é o homem (ou mulher) que se vai opor a Obama, os resultados não podiam ser mais confusos. Mitt Romney (que tenta a nomeação depois do falhanço há quatro anos contra John McCain) ganhou a Rick Santorum (antigo Senador pela Pennsylvania) por apenas 8 votos, naquela que foi a eleição mais renhida de sempre. O Iowa costuma ser um grande indicador da escolha final, mas se há quatro anos acertou no lado dos democratas, com a vitória surpreendente de Barack Obama frente a Hillary Clinton, do lado republicano o estado preferiu Mike Huckabee mas quem venceu no fim foi John McCain.

Está tudo em aberto portanto do lado republicano. Em 2008, lembre-se que Hillary chorou depois da derrota, o que lhe valeu a vitória na primária seguinte, em New Hampshire, naquela que foi uma das corridas eleitorais mais fascinantes da História e que prendeu milhões de pessoas à CNN e aos sites de notícias.

Para a corrida de 2012 também já houve lágrimas, estas de Newt Gingrich, antigo presidente da Câmara dos Representantes, mas antes do caucus do Iowa. Não lhe valeu de muito, já que ficou apenas em 4º lugar, com 13 por cento dos votos. Mas a corrida apenas agora começou… Seguem-se New Hampshire a 10 de Janeiro, Carolina do Sul a 21 de Janeiro e o primeiro grande teste, Florida, a 31 de Janeiro.

Place your bets!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: