O cúmulo da política de austeridade – o exemplo alemão – das deutsche Beispiel

23 Nov

Os alemães são pessoas porreiras mas no que toca a dinheiros reza o senso comum, muitas vezes comprovado pela realidade, que não são flor que se cheire. Já se sabe que o compasso de espera para sacar a carteira do bolso e pagar a conta é normalmente muito maior num alemão. Isto resulta, claro está, que nacionalidades com outra forma de ver o mundo e talvez menos paciência para este tipo de impasses acabem por arcar com a dita cuja. Também se sabe que não convém muito ser lesto a pagar rodadas quando há alemães ao barulho. O risco de quando chegar a vez do alemão pagar a rodada ser hora de ir embora é enorme.

Alguns dizem que é por isto que a Alemanha é o que é. Talvez seja. Mas não só. Recentemente uma interessante troca de correspondência entre um alemão e um grego veio pôr a nu algumas nuances e colocar em causa verdades ditas absolutas. Vale mesmo a pena ler.

Mas tudo isto não é nada comparado com o caso que vou agora relatar. Fiquei boquiaberto. Reinhilt Weigel é uma rapariga alemã de 38 anos. Em 2003 decidiu meter a mochila às costas e foi parar à Colombia. Juntamente com mais sete companheiros de viagem foi raptada pelo ELN quando passava a noite na Cidade Perdida em Serra Nevada de Santa Marta. Passou ao todo 76 dias de cativeiro  (brilhantemente relatados no filme My Kidnaper) até ser finalmente libertada. Uns tempos depois, após voltar a casa, recebeu um presente inesperado: o estado alemão apresentou-lhe a factura da viagem de helicóptero alugado para a ir buscar! O caso foi parar à justiça e após vários avanços e recuos, a mais alta instância da justiça alemã condenou Reinhilt ao pagamento de 12,640.05 Euros alegando que foi decisão dela viajar para um país com elevado risco de sequestro. 

Bizarro, não? Mas talvez isto nos diga muito sobre a tal Europa que os alemães querem liderar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: