Este é o momento

20 Nov

Um discurso que escrevi durante a campanha presidencial mas que mantém a actualidade. Fiz umas pequenas alterações (que decerto compreenderão) e suprimi algumas partes que não fazem sentido neste momento.

«Este é o momento.

O momento em que temos diante de nós o maior desafio que a minha geração já travou. Vivemos hoje uma severa crise financeira, uma crise que põe cada vez mais Portugueses fora dos seus empregos, cada vez mais empurra estudantes para fora das faculdades, cada vez amontoa mais pobres às portas de instituições sociais, cada vez rouba mais sonhos aos que ainda ousavam sonhar. Pela primeira vez desde há muitas décadas, os jovens de hoje parecem ter uma expectativa de futuro pior do que a dos seus pais.

Este é o momento.

O momento em que Portugal está a receber ajuda externa. O momento em que fábricas fecham por todo o País, em que acabamos de viver uma greve geral, o momento em que numa Europa de 27 somos cada vez mais relegados para os últimos lugares em diversos índices, em que os nossos quadros viajam para empresas estrangeiras, em que os emigrantes temem voltar, em que somos bombardeados com notícias desanimadoras acerca da nossa Nação.

Este é o momento.

O momento em que tudo parece piorar à nossa volta, em que somos constantemente apontados como exemplo a não seguir, em que a nossa única alegria parece ser o futebol, em que a contestação social aumenta, em que a classe política está desacreditada, em que muitos não conhecem sequer os candidatos a eleições, em que muitos estão fartos da estagnação que vivemos, em que muitos criticam e maldizem “os do costume”, como lhes chamam, que estão sempre no poder. Se não estivermos descontentes agora, quando estaremos?

Mas Portuguesas e Portugueses que lêem este texto, este é o NOSSO momento. O momento em que temos pelo mundo exemplos da excelência Made in Portugal, em que os que sonharam lograram conseguir e espalharam o bom nome da nossa Nação, o momento em que temos pelo mundo personalidades tão conhecidas como Jorge Sampaio, António Guterres, António Borges, Mariza, José Mourinho, Elvira Fortunato, António Damásio, Cristiano Ronaldo, António Lobo Antunes, entre tantos outros que tornam Portugal um País maior, um País com “P” maiúsculo, uma Nação digna de ser mencionada em todos os livros de História da Humanidade. Uma Nação com poetas de renome, com o nosso sol, a nossa saudade que trazemos sempre na alma, o nosso vinho, os nossos almoços prolongados em família, os bailes da terra, os jogos de futebol vistos no café, as praias magníficas, as gentes hospitaleiras, a neve da Serra da Estrela e a mística do Rio Tejo, a guitarra e o Fado chorado, o pregão da peixeira e a conversa de cabeleireiro, o melhor público do mundo e os concertos à beira-mar, os castelos e as colinas, os rochedos e os ilhéus, o leite dos Açores e a fruta da Madeira, a força do Norte e o bronze do Sul, a tradição ribatejana e o folclore de Trás os Montes, as traineiras da ria de Aveiro e as serras da Lousã, Aire e Candeeiros, Montejunto, Sintra, Espinhaço de Cão, os golfinhos do Sado, as vinhas do Douro, os Portugueses. Sim, os Portugueses. Somos nós a essência do nosso País.

(…)

Este é o momento.

Em outras ocasiões da nossa História, quando tudo parecia perdido, alguém se levantou e disse: Basta! Quem diria há 40 anos que agora já não viveríamos uma ditadura? Podem chamar-nos sonhadores. Vão chamar-nos idílicos, sem qualquer noção de realidade, sem quaisquer hipóteses de vencer. Respondo-lhes com palavras de António Gedeão: “eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida!”

Este é o momento em que vamos mudar Portugal. (…) Este é o momento em que “valores mais altos se levantam”, em que nos erguemos e dizemos por nós: Basta!

“Falta cumprir-se Portugal!”; falta amar “o Longe e a Miragem”, falta erguermos a nossa voz bem alto e não deixar nada como antes, tornar Portugal um País maior.

Termino com José Régio, que nos disse:

“Foi quando compreendi, que nada me dariam do infinito que pedi, que ergui mais alto o meu grito, e pedi mais infinito!” »

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: