Dar à sola?

9 Nov

A expressão é corriqueira e coloquial mas parece servir que nem uma luva aos governos europeus nos últimos meses. José Sócrates foi dos primeiros a perceber o buraco sem fundo onde cada vez mais todos nós, na Europa, nos afundamos, e aproveitou a janela de oportunidade que Passos Coelho e companhia lhe acenaram com o chumbo do PEC IV. Lá fez o seu papel de recandidatura, com um discurso airoso de despedida na noite perdida das eleições e foi à sua vida, em Paris.

Zapatero, mesmo aqui ao lado, também já tinha decidido que não queria mais estar à frente dos destinos de uma Espanha à beira de uma ataque de nervos, convocou eleições antecipadas e passou a batata quente a Rubacalba, um excelente político que vai perder para o apagadíssimo Rajoy dentro de duas semanas.

Papandreou, na Grécia, também se fartou, ameaçou com um referendo do país ao pacote de austeridade imposto por Merkel e Sarkozy e conseguiu libertar-se do espartilho asfixiante em que estão os gregos. Pode agora dizer que fez todos os possíveis mas que a Europa não quis.

E a juntar-se a todos estes políticos do Sul que estão a correr para salvar a pele e livrar-se da depressão que será comandar um país à beira do colapso Sarkozy pode dar graças aos céus pela impopularidade que tem. Hollande com certeza entrará no Eliseu já no próximo ano e pode ser que passe pela vergonha de ver França a estender a mão ao FMI, nas mãos da também francesa Lagarde. Há males que vêm por bem? Pelos vistos sim, e Sarkozy poderá gozar a infância do seu rebento com Carla Bruni em paz e longe dos apertos orçamentais e financeiros.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: