Vandalismo ou Protesto?

11 Ago

Confesso que não tenho acompanhado com atenção os acontecimentos em Inglaterra. Mas o vídeo difundido na internet nas últimas horas, em que alguns jovens manifestantes estão a ajudar um outro com ferimentos, acabando posteriormente por roubá-lo, é revoltante. Além do sentimento de revolta que desperta a quem o vê, castra completamente a justificação dos confrontos como forma de contestação das actuais políticas. Contestação que a meu ver nada é comparável ao que se assistiu no médio oriente, como comparou o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon. Comparar os recentes incidentes com a revolta do povo sírio, líbio ou egípcio não é sério. Os povos do médio oriente tinham um objectivo definido, tinham união, esperança e militância inabaláveis pela causa. A praça Tahrir disso era exemplo.

Tudo o que não se tem visto nos mais recentes incidentes, apenas se vê violência, destruição e pilhagem ao estilo black bloc. E depois quando procuramos algumas razões para estes actos de vandalismo, vemos nos canais noticiosos, os sociólogos, psicólogos e comentadores a esforçarem-se para encontrar as motivações para tais actos atirando um pouco para todas as direcções: desemprego, falta de esperança, incerteza no futuro..etc etc…

O video do jovem a ser roubado pode ter sido o bom-bom para o governo de David Cameron. Tem agora a opinião pública do seu lado, e os jovens com a imagem (se não a tinham já) de delinquentes que apenas procuram violência gratuita e destruição desprovidas de um mínimo de fundamento político ou ideológico. De agora em diante será tolerância zero.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: