Qual a distância entre a fama e o anonimato?

27 Jul

Qual a distância entre a glória e o fracasso? Entre a fama e o anonimato? A mesma que distingue o génio da incapacidade? A sorte do infortúnio? Não será muito disto resultado apenas do facto de se estar no sítio certo à hora certa?

A prematura morte de Amy Winehouse comoveu o mundo como só a morte de um artista do universo anglo-saxónico consegue fazer. Os seus fãs e admiradores choram a partida da sua deusa. Postam-se milhões de vídeos de homenagem e comentários de tristeza e comoção nas redes sociais. Nos jornais e nas televisões quase todos os opinion makers chocam-se com a brutalidade do estilo de vida de Amy, que como se sabe vivia na vertigem do abuso e excesso de álcool e drogas.

Apagou-se uma voz fora do normal, não há dúvida, mas nestas horas de desaparecimentos de famosos não deixo de me lembrar sempre daqueles que fora dos grandes palcos, mas com a mesma qualidade e genialidade, perderam a vida. Podia falar de muitos casos mas vou apenas referir um. É uma simples homenagem a um artista que conheci em Cabo Verde. Tive o enorme privilégio de assistir a uma série de concertos e de passar alguns momentos fora do palco com ele. Através dele e da música dele aprendi muito sobre a cultura daquele arquipélago. Já em Portugal soube que tinha tido um acidente fatal de automóvel algures nas perigosas estradas de Santo Antão. Tinha-se perdido então uma das vozes mais promissoras da nova geração de músicos caboverdianos. Fora de Cabo Verde a sua morte pouco ou nada se fez sentir. Não teve páginas de jornais e de revistas. Não teve vídeos de homenagem no facebook.

Na sociedade do consumo em massa nem nos apercebemos de como o mediatismo e o marketing nos moldam até a alma. Apaixonamo-nos e comovemo-nos por imagens que vemos na televisão como se nos fossem próximas, como se muito disso não fosse um produto de marketing e esquecemo-nos do mundo real que continua a girar fora das televisões com todas as suas alegrias e tristezas.

Advertisements

Uma resposta to “Qual a distância entre a fama e o anonimato?”

  1. pedro 28 de Julho de 2011 às 10:58 AM #

    sem dúvida meu caro. Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: