Inside Job

10 Jul

Esta semana, e porque o tema está em voga, a minha sugestão é o documentário Inside Job.
A ver ou rever, este é O documentário sobre a crise. Aconselho vivamente a quem quer compreender os meandros do mundo da alta finança mas nunca conseguiu passar do emaranhado inicial de termos técnicos e conceitos abstractos.
Realizado em 2010 por Charles Henry Ferguson, conquista o Óscar da Academia para Melhor Documentário em 2011, explora e destila os acontecimentos que levaram à crise económica de 2008-2009.
Fergunson, escritor e realizador, é doutorado em Ciência Política e foi consultor para empresas como a Apple Inc., Xerox, Motorola e Texas Instruments.

Desde a bolha imobiliária Americana, até à formação das agências de rating, bancos de investimento, à desregulamentaçâo do mercado e alavancagem financeira, Fergunson reuniu um conjunto impressionante de depoimentos de investidores, políticos, académicos e jornalistas de forma a criar uma narrativa simples onde desmonta temas e conceitos complexos de forma directa e eficaz. A forma descomprometida e inconveniente de entrevistar cria muitas vezes situações tensas traduzidas na exasperação ou silêncio dos entrevistados. Estas pausas revelam muito mais do que meras palavras.

Advertisements

Uma resposta to “Inside Job”

  1. Lasf 10 de Julho de 2011 às 9:39 PM #

    Mesmo assim estamos assim!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: