Oceanos entraram num declínio chocante???

20 Jun

Eis que abro o jornal Público online e uma notícia capta imediata e totalmente a minha atenção: “Oceanos entraram num declínio “chocante””. Leio a notícia incrédula e chocada. Não desfazendo a importância do conteúdo da notícia, o que me deixou incrédula e chocada foi o facto de a notícia deixar transparecer que só agora se tornou evidente a destruição massiva dos oceanos.

Aprendi há vários anos que estamos há décadas a destruir os oceanos das mais variadas formas, como tal acreditava que toda a população também estivesse ao corrente da situação. Aparentemente não é esse o caso. Os oceanos estão em declínio chocante há anos e anos, a chamada de atenção chega apenas agora. Sobre medidas concretas  de acção não encontrei ainda informação satisfatória. Na página online do Programa Internacional do Estado dos Oceanos a informação é vaga.

Exemplos concretos são necessários e educar a população tem de ser prioridade. Deixo aqui a minha crítica mas também o meu conhecimento de um exemplo concreto de outra forma de pensar e actuar. No vídeo seguinte é apresentado o caso de uma “quinta” na qual é praticada piscicultura de forma extensiva num sistema ecológico em completa harmonia. É um caso interessante para nos fazer pensar, apresentado de forma extremamente apelativa. Precisamos de mais casos assim, muitos mais, muitos muitos mais. Precisamos que a maioria dos casos sejam assim, para que possamos reverter a situação em que nos encontramos. Temos de aceitar que muitos erros foram cometidos e é impreterível reformular a nossa forma de pensar e de viver.

Advertisements

Uma resposta to “Oceanos entraram num declínio chocante???”

  1. AC 21 de Junho de 2011 às 5:35 PM #

    Duas coisas que não são (infelizmente) novidade:

    1) O facto de estarmos mesmo à beira do abismo ambiental (e digo-o mais com tristeza e certeza)

    2) O facto de a imprensa continuar a insistir em divulgar notícias num tom de alarmismo incoerente (não se informa, vende-se a notícia)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: