“Portugueses que plantaram pepinos no ‘Farmville’ querem apoios do Estado”

17 Jun

Quem comprou o Público de hoje, sabe bem a que me refiro. Mas a principal razão pela qual faço referência ao texto do Inimigo Público, prende-se com o facto de que hoje é sexta-feira, e o Sporting acabou de contratar dois Holandeses que me vão dar uma carga de trabalho a pronunciar os nomes, caso joguem regularmente.
Ora, tudo isto leva-me ao assunto principal deste post, e sobre o qual tenho reflectido bastante nos últimos tempos, principalmente a partir do momento em que soube que José Sócrates se ia dedicar à Filosofia. Ora, a questão que me assalta a mente é a mesma que provavelmente o futuro filósofo ex-primeiro ministro já não coloca a si próprio: Qual o futuro do PS?
Com alinhamento em Capricórnio será seguramente diferente do que com alinhamento em Saturno. Mas deixo isso para os experts.
Se o futuro do PS não parecia muito prometedor após as primeiras divulgações de resultados na noite eleitoral, pelo menos houve um momento em que as coisas não ficaram piores. Não, não foi a derrota estrondosa do BE, ou a subida tímida de Portas que a certa altura chegou a pensar que concorria a primeiro-ministro. O momento mágico foi precisamente aquele que ocorreu com José Sócrates durante o seu discurso de aceitação Ghandiana da derrota e de contemplação platónica da vida pós-política, quiçá um reflexo do filósofo que já existia dentro de si. Houve nessa epopeia um instante que poderia ter mudado tudo, que foi quando o primeiro-ministro derrotado anunciou que tinha apresentado a sua demissão do cargo de secretário-geral do PS. Durante 2 tímidos segundos ouviram-se umas vozes pouco precisas que gritaram “não”, “não”, “não”!!!

A magia veio quando Sócrates, para grande alívio meu e calculo também de muitos portugueses, disse gravemente e decidido que não voltaria atrás com a sua decisão. “Porra”, pensei, “queres ver que o gajo ainda me dá aqui uma volta e continua na política activa! Afinal não foi este indivíduo que disse que nunca governaria com o FMI, e depois se recandidatou a primeiro-ministro!!!”.Pois bem, esta foi uma grande vitória do PS, que para muitos passou incógnita, mas que eu acho que deve ser referida tal a importância futura desta, para a saúde mental de muitos portugueses, entre os quais destacaria Pacheco Pereira, Manuela Ferreira Leite, e o próprio Sócrates (o verdadeiro, o filósofo, aquele que morreu há vários séculos e que se tem retorcido no purgatório – na secção dos pensadores antes de Cristo – de cada vez que vê o seu nome estampado pelas piores razões nos jornais).
Depois que o perigo foi afastado, veio a confirmação de que agora as coisas iam ser más e muito chatas para o Partido Socialista. Quem o veio dizer nas entrelinhas foi o futuro futuro líder do PS que sucederá ao agora futuro líder. Quando António Costa veio dizer que não trocaria a Câmara de Lisboa pela liderança do partido, porque se mantinha fiel aos compromissos, bleu bleu bleu pardais ao ninho, o que ele queria dizer na verdade, e directamente do seu gabinete no Intendente, era: “Dass, eu não quero ser o futuro Ferro Rodrigues!”.

Pois bem, e o que fez a seguir! Empurrou o pobre coitado do Francisco Assis para gerir em duodécimos o PS, até ao momento em que as coisas pareçam de novo bem encaminhadas para o PS, ou seja quando Portas “roer a corda”, mais coisa, menos coisa.
Como este post está a ficar cada vez mais refinado com linguagem própria de quem não escreve no público ou comenta na quadratura do círculo, gostava de referir apenas alguns pequenos pontos em jeito de conclusão fast food:

Primeiro: Não é tão evidente que António José Seguro será um líder tão apático e tão vazio quanto muito comentador gourmet têm vindo a reforçar;

Segundo: é o lugar em que em prevejo que acabe Francisco de Assis na corrida à liderança do PS;

Terceiro: é a posição na qual não quero voltar a ver o Sporting num futuro mais próximo;

Quarto: bastou um e de hotel, para tramar um dos “socialistas” mais influentes do mundo;

P.S: Nuno Gomes também concorre para a liderança do PS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: