Es.Col.A do Alto da Fontinha

12 Maio

Es.Col.A: Espaço Colectivo Autogestionado

A palavra auto-gestão assusta todos os sistemas de poder. O sinal de subversão e de tomada de decisão por parte de quem trabalha realmente os espaços públicos não deixou de ser mal vista por parte da governação do nosso querido Porto.

A Escola da Fontinha deixou de ser um estabelecimento de ensino há cerca de 5 anos, e desde aí tornou-se num dos vários edifícios abandonados que temos pelo nosso país: inutilizado, desvalorizado, morto.

Dia 10 de Abril um corajoso grupo de pessoas decidiu mudar o degradante rumo da escola. Arrumaram, limparam, repararam, dinamizaram. Com decisões tomadas em assembleia juntamente com a vizinhança, fizeram grupos de trabalho, dividindo as quantidades de vida que iriam dar àquele lugar.

As actividades que lá existiram a partir de Maio iam desde aulas de guitarra a aulas de geografia, desde yoga a círculos de estudos de desenho e pintura. Gratuitas. O horário pode ser visto aqui: http://www.agendadaescola.blogspot.com. O dia não acabava antes das 22h, mas o barulho cessava às 20h30. A vizinhança juntava-se, alegremente, a este grupo e às suas actividades.

A Escola da Fontinha voltava a existir, com toda a inocência e vivacidade das suas crianças.

Era sensacional o espírito de mudança, a vontade de dar a uma escola abandonada pela câmara municipal e respectivas autoridades competentes, o verdadeiro significado dela, letra a letra. Como eles próprios dizem: Libertar espaços, criar alternativas.

Porém, dia 10 de Maio, exactamente um mês após a ocupação da escola, foram violentamente despejadas as pessoas que reconstruíram aquela escola.

A polícia agrediu um dos ocupantes, pois resistiu pacificamente. Repito: pacificamente. E refiro também que resistiu pacificamente, na minha opinião de forma louvável, a um despejo que era ilegal e violentíssimo! Uma gigante ilegalidade típica do nosso caro presidente da câmara Riu Rio, que recorrendo a forças policiais retirou os ocupantes e dinamizadores da escola da fontinha sem qualquer aviso de ordem de despejo.

Como o Jornal de Notícias referiu, num testemunho da vizinhança “(…) Fátima enchia os pulmões: ‘Parecia que vinham prender o Bin Laden. Do meu lado era de pistola em punho. É um disparate. Antigamente eram seringas, drogas, tudo e desde que este grupo veio para aqui foi uma limpeza. Tínhamos professores que vinham dar aulas às crianças gratuitamente’ (…)”.

Foram detidos sete ocupantes numa acção com 20 agentes da polícia.

Mas o movimento não morreu!

As assembleias gerais continuam a acontecer, desde vez no largo da fontinha, que se tornou o espaço de realização de todas as actividades que foram impedidas de acontecer na Es.Col.A.

Foi decidido avançar com uma queixa crime contra a acção policial de dia 10 de Maio. “O dia que começou com repressão, acabou em democracia”.

Deixo aqui também um vídeo da RTP sobre o sucedido http://ww1.rtp.pt/noticias/?t=Ex-okupas-da-escola-da-Fontinha-querem-continuar-a-desenvolver-atividades.rtp&headline=20&visual=9&article=440901&tm=8.

Aplaudo de pé estas pessoas, alguns até amigos meus (tinha, obviamente, de mostrar o meu gigante orgulho por eles), que, com enorme vontade de ver o mundo mudar, realizaram este projecto fantástico.

Estou presa em Lisboa com uma semana de exames pela frente. Mas não me deixo ficar. Dia 20, juntarei as minhas mãos às deles. Com todo o amor e admiração que tenho por estas iniciativas.

Em honra dos nossos camaradas Homens da Luta, faço-lhes também uma referência, pois isto sim é a melhor demonstração que a luta… a grande luta, é alegria!

Segue a petição de apoio: http://www.petitiononline.com/escolafo/

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: